segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Um poema em cada árvore

Dia 21 de setembro é dia da árvore.

Existe maneira mais interessante de comemorar este dia do que utilizando-as para serem suportes de poesias para as pessoas que transitam pela rua? Claro que não! Melhor do que isso somente plantando mais árvores para podermos pendurar mais poesias no futuro! :)

O Instituto Psia criou o projeto Um poema em cada árvore (de mobilização nacional) e aqui no Rio de Janeiro as Bibliotecas Escolares Municipais foram as articuladoras.

Para começar, enchemos o pátio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro com poemas, que começaram a ser lidos a partir do primeiro que foi pendurado. Garis, médicos, guardas municipais, professores e passantes em geral foram agraciados com poesias logo na manhã do dia 20, sexta-feira. Veja aqui as fotos.



Vejamos como se desenvolveu o projeto em algumas BEM:


  • Na Biblioteca Escolar Municipal de Paquetá o projeto Um poema em cada árvore foi um sucesso! Foram colocadas poesias de moradores retiradas da Seção Paquetaense nas árvores da entrada da BEM, além das que foram espalhadas por moradores pelas árvores da Ilha; 

  • Na BEM da Glória o projeto aconteceu no dia 21 de setembro mesmo. As bibliotecárias penduraram as poesias pela Rua da Glória desde a saída do metrô até pertinho da Escola Municipal Deodoro;

  • A Biblioteca Escolar Municipal de Copacabana também participou do projeto pendurando nas árvores da Biblioteca e da rua os poemas criados pelos leitores e visitantes. Como relatou a bibliotecária Ângela, "uma forma bacana de mostrar a veia poética que existe dentro de cada um de nós. Mais fotos aqui;

  • Na BEM do Leblon todos os funcionários participaram da colocação das poesias nas árvores do entorno. Veja mais fotos em breve.


  • Na BEM do Grajaú o Projeto foi um sucesso! A bibliotecária contou que no sábado o segurança foi verificar um ajuntamento de pessoas próximo à biblioteca e verificou que estavam lendo poesias na árvore! Não é o máximo? :)

Veja mais fotos aqui.
  • A Biblioteca Escolar Municipal do Rio Comprido só tem 3 árvores... Mas cumpriu o objetivo do projeto e colocou um poema em cada árvore! :)




  • No Méier o projeto aconteceu com as poesias de alunos das escolas do entorno. Veja aqui mais fotos.



  • Já no Engenho Novo o projeto aconteceu de forma surpreendente! Como a bibliotecária constatou não haver uma árvore sequer na movimentada Rua 24 de Maio, pendurou as poesias, como protesto, na grade! Esperamos que o fato tenha sido um motivo dos moradores questionarem a falta do verde em sua rua! Postamos aqui as fotos do subprojeto "Um poema em cada grade"! Aff! 




  • Para comemorar a chegada da Primavera e o Dia da Árvore, as crianças da BEM do Dique  escolheram poesias de Vinicius de Moraes e asa espalharam pela pracinha do Dique, no Jardim América! Veja mais fotos aqui ;


O "problema" foi ter que repor as poesias, pois as crianças gostaram tanto que resolveram levá-las para casa! :) Veja outras fotos aqui;



Algumas escolas municipais também se encantaram com o projeto e aderiram. Temos como exemplo o Ginásio Experimental das Novas Tecnologias (GENTE) que tanto enviou poesias como também as pendurou nas árvores da escola, assim como o Ginásio Experimental Olímpico de Santa Tereza, que encheu suas árvores de poesia no dia 20!

Em breve mais fotos!


Postado por Cilene Alves de Oliveira - professora e bibliotecária.