terça-feira, 8 de outubro de 2013

Vinícius de Moraes nas Bibliotecas Escolares Municipais


No próximo dia 19 de outubro Vinícius de Moraes faria 100 anos!

Esta data, que será comemorada mundialmente, não poderia ter sido esquecida pelas Bibliotecas Escolares Municipais! Ainda mais que temos uma BEM cujo patrono é o Vinícius, a Biblioteca Escolar Municipal do Leblon. Clicando no link você poderá saber mais sobre o autor.



Bem... aniversário lembra: festa!!!
Então estamos preparando uma linda festa para Vinícius e seus leitores, começando pela BEM do Leblon bem no dia 19/10 e se estendendo por toda a semana, em alegres Tardes com Vinícius (em breve programação completa)!

Uma das formas de Vinícius passar por todas as Bibliotecas, será na voz e na performance de Beth Araújo, atriz e arte educadora, que estará desenvolvendo dois projetos concomitantemente: o Retratando Vinícius e o de Bolsas Poéticas:

Retratando Vinícius*


          "A performance teatral “Retratando Vinícius – Uma inspiração em painéis e poesia, foi criada para homenagear o poeta Vinícius de Morais, no ano de seu centenário, pela atriz e arte educadora Beth Araújo. A performance Inspirada em pensamentos, frases e textos do poeta carioca é transmitida por Beth através da música, da expressão corporal e do artesanato. A visão da artista provoca uma intervenção sobre a poesia de Vinícius dentro da criação dos painéis poéticos que acontece simultaneamente com os participantes do evento, utilizando tecido, cola, tinta, entre outros materiais na confecção de painéis, estes servem ao mesmo tempo  de estímulo para Cria/ Ação de cada um, como também para retratar a emoção e a beleza da poesia de Vinícius de Morais."

Bolsas Poéticas**


          "Bolsa de Mulher serve para guardar imprevistos, achar circunstâncias, esconder medos, enfim ter espaço para acomodar todas as expectativas, desejos e sonhos. E podendo ainda caber variados mundos e uma estante carregada de livros. E por que não um destino bem legal para aquela bolsa usada? Por que não reaproveitar aquela que você está guardando há tempos para usar com alguma roupa e não sabe o quê. Ou então aquela que você iria jogar no lixo? Com idéias simples vamos criar bolsas divertidas e recheadas com poesia, dramas, comédias... Afinal vai ser divertido poder andar com uma “BiblioBolsa” debaixo do braço e como se não bastasse feita através de técnicas de ação criativa com tecidos, cola, tintas e demais materiais reciclados." 


Bibliotecários e suas Bibliobolsas


* Texto de Beth Araújo

Verifique abaixo a programação das oficinas em todas as BEM e inscreva-se com antecedência no local. Esperamos vocês lá! :)

     
   

* BEM Olaria-Ramos - João Ribeiro (BOLSA)





Postado por Cilene Oliveira - professora e bibliotecária  - Gerência de Mídia-Educação