sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Sopa de letrinhas: tá servido?



Clube de leitura e discussão de literatura para crianças e jovens

Sopa de Letrinhas é um clube de leitura que acontecerá nas bibliotecas públicas da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação que se propõe a discutir a boa literatura para crianças e jovens.

Os encontros do SOPA DE LETRINHAS ocorrerão mensalmente e buscam reunir profissionais da educação, mediadores de leitura, profissionais da cadeia produtiva e comercial do livro e também leitores de todas as idades interessados em conhecer melhor e debater a produção literária voltada às crianças e adolescentes.

Os encontros serão gratuitos e ocorrerão ao longo do ano de 2014, iniciando em março. Serão três locais de encontro com três opções de datas e horários:

  • Na terceira segunda-feira do mês, no horário das 14:00h o encontro ocorrerá na Biblioteca Escolar Municipal do Méier - Rua Rio Grande do Sul, 83 A - Méier
  • Na quarta quarta-feira do mês, às 9:00h na Biblioteca Popular da Tijuca – Marques Rebelo – Rua Guapeni 61, Tijuca
  • Na primeira segunda-feira do mês, a partir de abril, às 19:00 na Biblioteca Popular de Botafogo, rua Farani 53 – Botafogo, exceto nas datas que coincidirem com feriados ou recessos.


A divulgação dos encontros acontecerá via e-mail, com envio de convite virtual para toda a rede escolar do município e mailing list de possíveis interessados; e, também, pela distribuição de flyers impressos.
As inscrições serão feitas através do formulário virtual disponível no link: 


São ao todo 35 vagas para cada encontro.

A seleção das leituras de cada encontro será feita de acordo com o interesse dos participantes através de sugestões e da votação aberta entre os títulos sugeridos. Cada participante é responsável pela aquisição do seu exemplar de leitura.
Os livros escolhidos serão anunciados com dois meses de antecedência para que cada participante possa providenciar a busca pelo seu exemplare e dar início a leitura prévia do mesmo.
Nos encontros, que terão duas horas de duração, leremos apenas alguns trechos dos livros (considerados os mais relevantes) e depois teremos o momento de conversar sobre as leituras escolhidas, seus autores e temáticas - aprofundando a leitura através da troca de impressões, informações, opiniões, análises, experiências e sugestões de práticas de trabalho com demais leitores.


A coordenação dos encontros ficará a cargo da escritora e ilustradora de literatura infantil e juvenil, Marilia Pirillo que, por dois anos, coordenou os encontros do extinto grupo de leitura e debate de LIJ “Confraria Reinações Carioca”. A coordenadora será responsável pela condução dos debates e leituras e por oferecer material de suporte para pesquisa sobre os livros, autores e/ou temáticas escolhidos.

Calendário dos próximos encontros:
Méier:
terceira 2ªfeira – 14h

Tijuca:
quarta 4ªfeira – 09h 

Botafogo:
primeira 2ªfeira – 19h 


17 de março
26 de março
– não haverá encontro em março –
28 de abril
16 de abril
07 de abril
19 de maio
28 de maio
05 de maio
– não haverá encontro em junho –
– não haverá encontro em junho –
02 de junho
21 de julho
30 de julho
07 de julho
18 de agosto
27 de agosto
04 de agosto
15 de setembro
24 de setembro
01 de setembro
20 de outubro
30 de outubro
06 de outubro
17 de novembro
26 de novembro
03 de novembro
15 de dezembro
17 de dezembro
01 de dezembro

Poderá ocorrer mudanças nas datas, o que será avisado por e-mail com antecedência para os participantes.