terça-feira, 25 de março de 2014

Twittaço Literário



O QUE É?

O “Twittaço Literário” é uma iniciativa do Programa Rio, uma cidade de Leitores, voltada para a mobilização virtual, a partir das Salas de Leitura Polo, em torno de um autor ou tema sugerido.




COMO FUNCIONA?



- Toda a comunidade escolar da SME está convidada a participar do twittaço, publicando, ao longo do dia indicado, citações, dicas de links ou comentários sobre o autor ou tema definido previamente pela Gerência de Mídia-Educação.

- Os Twittaços serão realizados sempre na última sexta-feira de cada mês. 

O primeiro será no dia 28 de março de 2014, com o tema “Poesias e Poetas brasileiros”, em homenagem ao dia da Poesia (14 de março).


- Todos os interessados podem participar com a publicação de mensagens relativas ao tema definido, ao longo do dia estabelecido, usando uma hashtag (#) comum: #RiodeLeitores.

-Todas as Salas de Leitura da Rede deverão participar com seu twitter próprio, já existente ou criado para a atividade.

- A participação de alunos, professores e demais interessados é voluntária, com seus próprios endereços de twitter ou com o twitter da sua Sala de leitura. Poderão ser utilizados os computadores existentes nas escolas (salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática) ou, ainda, participar por meios próprios com celulares ou tablets, por exemplo.

- Os professores podem aproveitar o Twittaço para a realização de atividades de preparação ou de desdobramento com os alunos, por exemplo: realização de pesquisas prévias nas salas de leitura para organizar as mensagens que serão postadas; discussão sobre as postagens lidas ao longo do dia; tabulação de número de mensagens postadas pela escola que foram retwuittadas etc.







PASSO A PASSO:




1- Criar um perfil no Twitter;
2- Seguir, pelo twitter criado, os seguintes endereços: @RioedeLeitores  e @BEM_RJ
3- Divulgar a atividade;
4- No dia combinado, publicar, no mínino, 5 postagens sobre o tema indicado (sem esquecer de colocar #Riodeleitores ao final da mensagem) e retwittar no mínimo, 2 mensagens de outros participantes;
5- Todos podem participar com quantas postagens desejar, mas para a organização da mobilização ao longo do dia indicamos que as CRE se organizem em dois turnos de participação: Manhã – 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 11ª
                  Tarde – 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª



Para criar uma conta no Twitter veja AQUI o tutorial preparado pela 3ª CRE.

@riodeleitores
@bem_rj



Postado por Cilene Oliveira, professora/bibliotecária da Gerência de Mídia-Educação.
(Quem quiser pode me seguir também: @cilene_oliver! ;)