quarta-feira, 7 de maio de 2014

Reunião de Bibliotecários - maio/14

Como tem acontecido desde fevereiro, nossa reunião mensal foi em conjunto com os bibliotecários da Secretaria Municipal de Cultura.



Na primeira parte da reunião tivemos a participação da Bibliotecária Helena Cordeiro que apresentou um trabalho sobre a experiência bem sucedida da Biblioteca Escolar Municipal de Copacabana com o projeto Cineclube.



Logo após, recebemos a Bibliotecária Tatyanne Valdez que nos falou sobre as possibilidades de trabalhar com a Leitura nas bibliotecas públicas e escolares, tornando-as espaços dinâmicos e atraentes!





Tatyanne nos contou sua experiência como atriz, bibliotecária e contadora de histórias por aí, em Angra dos Reis e, atualmente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
 Ela também nos falou da importância das Mídias Sociais para a divulgação dos trabalhos das bibliotecas, bem como repositório de material de consulta para o bibliotecário:


  • Nos apresentou o seu blog 

http://diariodabiblioteca.blogspot.com.br/ ;



https://www.youtube.com/user/tatyannevaldez ;


  • Nos apresentou a sua página no Facebook:

https://www.facebook.com/tatyvaldezcontahistorias?filter=3 ;



Bibliotecários da SME e SMC atentos à palestra

  • Nos introduziu à Mídia Social onde armazena fotos:
http://www.pinterest.com/tatyvaldez/ ;


  • Nos falou que também está presente no Google+: 

http://www.gplusdata.com/profile/8182765525279416444/tatyanne-valdez ;


  • Nos contou sobra a sua personagem Boneca Taty, que conta histórias e encanta crianças e adultos e de quando foi no programa ABZ, do Ziraldo: 





  • E finalmente, na parte que foi uma novidade para todos, nos mostrou seu KAMISHIBAI, "teatrinho" japonês para contar histórias



Após a palestra os bibliotecários das duas secretarias ouviram as orientações para o 16° Salão FNLIJ de livros para crianças e jovens e conheceram a Biblioteca Escolar Municipal da Glória numa visita guiada pela bibliotecária subgerente Rosangela Lima. Ah! E todos ganharam um livro: A lista de Schindler!

Veja mais fotos, tiradas pela bibliotecária Regiane, aqui.

Nossa próxima reunião será dia 30/05, so Salão do Livro, quando ouviremos mais sobre Acessibilidade à Literatura Infantil. Até lá!

Postado por Cilene Oliveira, prof e bibliotecária