quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Bibliotecários se capacitando II

Hoje foi dia de encontro de Bibliotecários mais uma vez! Como pauta da nossa reunião mensal SME/SMC, fomos à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro para participarmos como ouvintes da palestra Bibliotecas mudam vidas (Libraries change lives: the transformation of Libraries and libraranship), com a bibliotecária Americana Barbara Stripling.



A mesa de abertura foi composta pelo Prof. Dr. Marcos Miranda, Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia - 7ª região, Liliana Vargas, coordenadora de Relações Internacionais da UNIRIO, Prof Drª Simone Weitzel, diretora da Faculdade de Biblioteconomia da UNIRIO, David Fogelsen, adido de imprensa do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro e pela palestrante.


Bárbara nos contou sobre as diversas atividades desenvolvidas pelas bibliotecas americanas, que vão além do empréstimo e consulta local. Contou sobre As noites dos games, sobre os clubes (de poesia, de tricô, de tecnologia) que se reúnem nesses espaços, das palestras nos Centros de Desenvolvimento de Peq. Negócios para jovens empreendedores, sobre os Human Books e muito mais!

Ao final da palestra assinamos uma Declaração para os direitos à Biblioteca.



Um bom grupo de Bibliotecários da SME esteve presente, assim como os da SMC. Estavam todos bem animados com tantas ideias interessantes apresentadas pela palestrante. 

E mais: muitos disseram ter tido a feliz sensação de ter "voltado à casa" (a universidade) e rever colegas e antigos professores.


O Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia com os bibliotecários.
Fato interessante: ele foi incentivado a estudar Biblioteconomia pela bibliotecária Nadir (sentada, 2ª da esq para direita).

Postado por Cilene Alves de Oliveira - prof e bibliotecária da SME.
Fotos: CRB-7 (Facebook) e Regiane (bibliotecária da EM França)