Quem somos?

Bibliotecários da 

Secretaria Municipal de Educação

(SME)


  • 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE):
Sou Rosangela Fernandes, bibliotecária formada em 1981 pela Universidade Santa Úrsula, com  Pós Graduação 1998 em Indexação e Resumos,  na mesma Universidade.

Iniciei na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em 1999.  Trabalhei durante dois anos na BEM Penha e quatro anos no processamento técnico da Secretaria Municipal de Cultura, participando da implantação do Bilion na rede de Bibliotecas da SMC, na época. Atualmente estou como subgerente da Biblioteca Escolar Municipal de Paquetá-Joaquim Manuel de Macedo. 

No trabalho gosto de tudo que se refere à biblioteca, com preferência em tudo que engloba o processamento técnico e sistemas de recuperação de informação. Também gosto de realizar eventos com objetivo de desenvolver o gosto pela leitura nas crianças.

Gosto de ler, de viajar e atualmente estou lendo Para não esquecer de Clarice Lispector.

  
  • 2ª CRE:
Sou a bibliotecária Helena Cristina, tenho 46 anos. Atualmente trabalho na Biblioteca Escolar Municipal de Copacabana - Carlos Drummond de Andrade.

Tenho formação em nível médio no curso normal... Sim, eu fui uma normalista! Graduei-me em 2008, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Sou mestra em Ciência da Informação desde 2012, também pela UFF.

Sou mãe de 4 filhos incríveis e também sou a vovó da pequena Beatriz.

A leitura sempre foi um prazer em minha vida! Atuar em uma biblioteca é a realização de um sonho desde jovem! Adoro ler os clássicos e uma autora em particular, a inglesa Jane Austen!Atualmente estou lendo o romance Ponto De Fuga de Mary Sharratt, e estou gostando.

 Gosto de cozinhar pra minha família! Gosto de viajar e tento sempre conhecer outras bibliotecas. Adoro um cineminha com pipoca, teatro e ficar curtindo minha casa com os filhos e minha cadelinha.


Adoro meu trabalho na BEM de Copacabana e me esforço em sempre atender bem os usuários e suas necessidades informacionais!



Olá! Meu nome é Fernanda Nunes, Bibliotecária formada em 2010 pela UNIRIO e concluindo neste semestre a pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Públicas.

Fui convocada pela Prefeitura do Rio de Janeiro no ano de 2011 e como primeira lotação tive o Ginásio Carioca Coelho Neto, em Ricardo de Albuquerque. Em 2013, fui transferida para a Biblioteca Escolar Municipal do Grajaú. O que faço lá? Catalogo, classifico, mas não paro por aí! Conto histórias, desenvolvo oficinas de origami e pintura entre outras atividades. Tudo claro, em parceria com a equipe da BEM Grajaú que é excelente!

Nos fins de semana eu gosto de viajar, passear e um bom cinema! Ta certo, que grande parte do meu tempo livre é tomado pelas minhas cachorras Afinal, são três.... (Sim, eu tenho 3 cachorras!!) e pelo meu xodó, meu amor, meu sobrinho Gustavo Nunes.

Hum... Minha autora preferida é a Sophie Kinsella! Adoro! Me faz dar boas gargalhadas!


Prazer! Sou Rosangela Lima, Bibliotecária formada em 2008 pela UNIRIO, com Pós-Graduação em Informação Científica e Tecnológica pela FIOCRUZ. 

Desde 2011 sou Bibliotecária da BEM da Glória – Pedro Nava, que no momento gerencio. Amo o que eu faço: gosto muito de trabalhar com o público de todas as idades auxiliando nas pesquisas e indicações de literaturas.
 
Faço parte da turma dos Bibliotecários da SME e curto muito os nossos encontros mensais.

Escolhi fazer Biblioteconomia por indicação de uma amiga e descobri que, essa era a minha profissão, a minha vocação. 

Gosto de ver filmes, passear e ir à igreja.

Estou lendo, O melhor de mim, de Nicholas Sparks e acabei de ler o romance Meu querido canibal, de Antônio Torres.



  • 3ª CRE:
Sou Lucimar Abelhas, bibliotecária formada pela UNIRIO desde 1995 e também como a colega Helena, fui normalista com especialização em alfabetização, por isso adoro os pequenos!!!

Trabalhei durante 1 ano e meio organizando a biblioteca do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de janeiro, em Niterói.

Entrei para a Prefeitura em maio de 1999, atuando na Biblioteca Popular do Eng. Novo – Agripino Grieco, atual Bilioteca Escolar Municipal do Engenho Novo - Agripino Grieco. Em 2005 fui convida a gerenciar a Biblioteca Popular do Méier – Lima Barreto, hoje Biblioteca Escolar Municipal do Méier - Carlos Alberto.

Adoro minha profissão, mesmo que eu tenha escolhido por acaso, pois queria ser arquivista. Quando comecei os estudos e vi a amplitude do mundo maravilhoso da Biblioteconomia e me apaixonei.



Me identifico mais com a parte técnica (catalogar, classificar, etc..), mas fico como criança que acaba de ganhar um doce quando consigo incutir o gosto pela  leitura a algum usuário (criança ou adulto) e mais ainda quando tenho o livro ou a informação a qual ele procura. 

Por ser um pouco tímida, não sou muito de realizar a atividade Hora do Conto, mas sou auxiliada por duas voluntárias,  Bernadete Rosa e Conceição, que fazem um trabalho maravilhoso com as crianças da comunidade e escolas do entorno.

Pelo meu perfil acho que é fácil descobrir que gosto de cozinhar e fazer comidas diferentes é comigo mesmo! Adoro doces, são minha perdição, bolo "formiga"então!!!

Gosto também de cinema, de ver séries, tipo: Grey’s anatomy, CSI e Doctor Who.

Atualmente estou lendo A Redenção de Gabriel, de Sylvain Reynard e estou para começar Amigas imPerfeitas, de Leila Rego.

Gente, tenho que confessar que organizar a estante da seção infantil e juvenil, pra mim é um martírio, pois vejo cada literatura boa, que às vezes chego a parar para ler enquanto organizo, mas aí me lembro que o trabalho me espera e retorno aos meus afazeres.



Claudia Gomes, Bibliotecária do ano de 2015
Sou Claudia Rodrigues Gomes - Bibliotecária- subgerente da BEM do Engenho Novo - Agripino Grieco, contadora de histórias, cantora, tecladista e escritora de literatura infantil.

Iniciei na PCRJ em 1995.  Me formei pela UFF em 1991, estou lendo no momento  Branca de Neve e o caçador. 

Gosto de executar meus trabalhos de Biblioteconomia, Música e Contação de histórias. 

Trabalhei durante 18 anos na BEM Grajaú- Clarice Lispector  e depois na BEM Leblon. meus trabalhos na BEM são: subgerenciar, registrar, catalogar, classificar os livros, dinamizar a BEM com vários eventos para despertar o gosto pela leitura nas crianças, para isso desenvolvo a atividade de hora do conto.

Realizo também o curso de contadores de histórias sempre no segundo semestre do ano.

  • 4ª CRE:
Sou a Ana Cristina, bibliotecária  graduada em 1976 pela extinta FEFIERJ, atual UNIRIO e também graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1991.

Amo minha profissão, que exerço com muita honra e prazer.

Além da biblioteca pública/escolar, trabalhei em áreas diversas da Biblioteconomia, vivenciando e acrescentando experiências importantes à minha vida profissional e pessoal.

Desde 1987 estou na BEM da Penha, participando da história da biblioteca que foi criada a pedido da comunidade e que hoje é um grande centro de convivência, onde leitores se transformam em amigos e parceiros.

Sou apaixonada por música e poesia e daí nasceu a ideia (coletiva) dos saraus que realizamos.

Estou sempre lendo, às vezes mais de um livro ao mesmo tempo e de assuntos diferentes. Reli e recomendo Os meninos da rua Paulo, de Ferenc Molnar. Acabei de ler A revolução dos bichos, de George Orwell e comecei a ler Romance negro e outras histórias, de Rubem Fonseca.

Ler é e sempre será um bom alento para a alma e bibliotecas sempre serão “um bom lugar pra ler um livro”.

  • 8ª CRE:



Maria da Conceição da Silva 
Bibliotecária do ano de 2014!
Sou a Maria da Conceição, bibliotecária formada pela UFF desde 1999.  Estou na Biblioteca da Sulacap desde sua criação em 2004 participando  de sua organização, sua transformação em BEM e de seu crescimento. Durante aproximadamente 4 anos fui voluntária, trabalhando na BEM e na Uerj e depois na Biblioteca  Nacional, onde também trabalhei

Desde 2009  me dedico somente a BEM SULACAP. Gosto tanto da biblioteca que muitas vezes ao me referir a ela digo, "lá em casa".

Trabalho e moro no mesmo bairro e isso faz com que conheça a grande maioria dos leitores. Alguns são cadastrados e frequentam a biblioteca desde sua inauguração. Outros se afastaram mas voltam quando precisam estudar para os concursos da vida. E muitos me reconhecem.

Gosto de tudo que se refere a biblioteca, mas a preferência é a parte do atendimento ao usuário.

Gosto de ler, de viajar, de cinema e de conversar. Atualmente estou lendo Adeus China, por indicação de uma leitora e A bibliotecária de Auschwitz.


Sou Tania da Silva. Formei-me em Biblioteconomia no ano de 2000 na Universidade Santa Úrsula. Trabalhei em algumas bibliotecas de faculdades particulares e também em bibliotecas  públicas.

Cheguei recentemente na equipe da BEM Sulacap - vim transferida da BEM  Santa Cruz onde trabalhei por 10 anos. Tanto a equipe de trabalho quanto os leitores de Sulacap são ótimos!

Gosto muito de trabalhar com o público, auxiliando em seus interesses culturais a medida do que nos é possível. É muito gratificante quando estamos com jovens com muita vontade de ler, procurando autores e títulos que ainda não conhecem, ou informações diferenciadas e é nesse momento que podemos transmitir o nosso conhecimento e também sermos agraciados com informações maravilhosas. 

Atualmente tenho me interessado mais por literatura infanto juvenil: estou lendo O tio que flutuava, de Moacyr Scliar. Preciso de bastante conhecimento nesse tipo de literatura para apresentar aos nossos leitores que, para mim, é o que temos de mais relevante na BEM.




  • 10ª CRE:
Adriana, 
Bibliotecária do Ano - 2016
Me chamo Adriana de Cristosou bibliotecária formada pela UNIRIO e com pós graduação em Leitura e literatura: teoria e prática pela Univercidade. 

Tenho vinte anos de Prefeitura e durante esse tempo participei de vários cursos como o de contadores de história com o Francisco Gregório, participei também como palestrante na VI Semana de Integração Acadêmica de Estudantes de Biblioteconomia da UNIRIO onde pude contar um pouco da minha experiência de como ser uma biblioteca escolar fora da escola. 


Em 2014 participei do concurso A biblioteca vai a escola e a escola vai a biblioteca fui contemplada com uma viagem a Paraty para participar da FLIP. Este ano, 2016, voltei à Paraty como premiação de "Bibliotecária do Ano".

Atualmente estou à frente da Biblioteca Escolar Municipal Cidade das Crianças – Rachel de Queiroz, onde venho desenvolvendo alguns projetos de leitura. Adoro o que faço e me realizo ao contar histórias para as crianças.

Gosto também de estar com os netos Ana Luíza e Cesar e passear com meu xodó Spock.

Hoje minha leitura é voltada para as crianças, onde procuro histórias legais para contar.





O meu nome é Fábio CostaConclui o curso de Biblioteconomia e Documentação na UFF no ano de 2008. Em maio de 2015 termino o MBA em Gestão de EaD.

Durante a graduação fiz estágio nas bibliotecas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), do Conselho Regional de Economia (CORECON) e no arquivo da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Antes de trabalhar na Prefeitura do Rio de Janeiro trabalhei nas bibliotecas do Palácio Itamaraty (RJ) e de um Centro Universitário.

Fui convocado pela Prefeitura no ano de 2011, primeiro trabalhei na Biblioteca Escolar da E.M. Bolívar, situada no Engenho de Dentro, depois integrei a equipe da Biblioteca Escolar Municipal do Engenho Novo - Agripino Grieco e hoje encontro-me como subgerente da BEM de Santa Cruz - Joaquim Nabuco.

Gosto do serviço de referência considero muito importante esse processo de comunicação com o usuário, é gratificante atender as necessidades informacionais dele e de preferência de forma rápida e funcional, de acordo com a 4ª lei da Biblioteconomia, de Shiyali Ranganathan: Poupe o tempo do leitor.

Também gosto de realizar a política de desenvolvimento de coleção, é primordial para um bom funcionamento da biblioteca; devemos ter sempre atenção na aquisição, seleção e no descarte dos livros, atendendo sempre a real necessidade dos usuários da biblioteca (A biblioteca é um organismo em crescimento - 5ª lei da Biblioteconomia).

Torço pelo time mais querido do Brasil, gosto de assistir as séries The Vampire Diaries, Revenge, Stalker e Once upon a time. Também gosto de cinema, teatro e shows, vou sempre com minha esposa. Os meus esportes favoritos são futebol, basquete e vôlei. Gosto muito de viajar; é muito bom conhecer lugares diferentes, o aprendizado é muito grande.

BIBLIOTECÁRIOS NAS ESCOLAS:

  • 5ª CRE:


Sou Elizabeth Brandão dos Santos. Eu me formei na UFF em 2004. Nossa, como passou rápido!

Eu adoro dormir, mas com um filho de 1 ano nem sempre é possível. Gosto de ir ao cinema, ler e viajar, quando posso.

Trabalho na Sala de Leitura/Biblioteca da Escola Municipal Mario Paulo de Brito, escola de 2º segmento que atende alunos do 7ª ao 9ª ano. Nossa equipe é formada por três pessoas: as professoras Inês e Leila e eu. Juntas, trocamos experiências de trabalho e desenvolvemos as atividades com os alunos. 

Além do  tratamento do acervo, busco sempre uma parceria com os demais professores da escola, com o objetivo de incentivar a leitura.

A escola é um ambiente de troca,  aprende-se muito com os professores e alunos. Geralmente, os estudantes não querem apenas a indicação de um livro, eles querem também conversar sobre o seu conteúdo. Dessa maneira, estou sempre lendo livros indicados por eles, como por exemplo: a série Harry Potter, a saga Crepúsculo, Thalita Rebouças. Também indiquei muitos de Pedro Bandeira, Lygia Bonjunga, e os clássicos adaptados, que são ótimas opções. 

No momento estou lendo Pra onde ela foi de Gayle Forman, e o segundo livro do romance Se eu ficar.

O melhor de desenvolver o trabalho na escola é que os alunos estão próximos, isso facilita o desenvolvimento das atividades e projetos.

  • 7ª CRE:


Meu nome é Erenita Chagas, tenho 35 anos e trabalho atualmente na E. M. Governador Carlos Lacerda em Jacarepaguá.

Sou formada em Biblioteconomia pela UNIRIO desde 2007.


Atualmente tenho tido pouco tempo para ler, mas gosto de Romances. O último livro que li foi “Um Amor para Recordar” de Nicolas Sparks.

Gosto de culinária, informática e trabalhos manuais (feltro, scrapbooking e cartonagem).

Como Bibliotecária cuido do processamento técnico do acervo (catalogação, tombo e digitalização), serviço de referência e crio estratégias de marketing para dinamizar o acervo. Também atuo com os monitores da Sala de Leitura, capacitando-os sobre a questão de funcionamento dos serviços e produtos.
Acho relevante a interação entre o Bibliotecário e o aluno, uma vez que eles desconhecem o profissional, tampouco o serviço que ele executa.


"Uma das causas do desamor à leitura é a falta de estantes." (Machado de Assis)

  • 9ª cre:
Márcia Helena Reis Pereira

Formação: Biblioteconomia e Documentação pela UNIRIO em 1981.

Após formar-me recebi convite para trabalhar em empresa privada na organização da Biblioteca Jurídica e a do Recursos Humanos.

Fiz parte do grupo que reestruturou a biblioteca do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos.

Após aprovação em concurso público do município do Rio de Janeiro, fui designada a assumir a sala de leitura do Ginásio Experimental Carioca Von Martius, atendendo toda a comunidade escolar, disponibilizando e controlando o empréstimo de livros, organizando o acervo em geral e auxiliando na implementação dos projetos de leitura para alunos do 7º ao 9º ano.

Atualmente estou lendo Eu sou o Mensageiro, de MarkusZusak; Passarinha, de Kathryn Erskiner, presente de alunos.

Adoro viajar e colecionar marcadores de livros, atualmente possuo mais de 200.



BIBLIOTECÁRIOS POR AÍ:

  • 1ª CRE:
Rosangela Favorita é formada pela UNIRIO e atua na SME como diretora da Escola Municipal Julia Lopes de Almeida.

Como bibliotecária e pedagoga realiza um excelente trabalho de promoção de leitura com os alunos. Ela conta que: "A Feira Literária da Júlia Lopes (FLIJU) também é uma experiência que hoje me causa muito orgulho de toda a equipe e comunidade escolar da E. M. Júlia Lopes de Almeida. Possibilita a interação escola-comunidade e, claro, o incentivo e gosto pela leitura." Fonte: Portal do Servidor.

  • 2ª CRE:
Milene Sales é estudante de Biblioteconomia na UNIRIO e no momento, já quase formada, está terminando o seu TCC cujo tema é Ciência da Informação.

Ela trabalha na Escola Municipal André Urany/Ginásio Experimental de Novas Tecnologias (GENTE) como agente administrativo.





  • 7ª CRE:
Sou Monica Isabel Torres do Monte Pais estou cursando Biblioteconomia na UNIRIO, na etapa final do curso.  

Sou professora da Escola Municipal Mano Décio da Viola e atuo na Sala de Leitura Monteiro Lobato. 

A Biblioteconomia surgiu assim em minha vida: fiz Enem e tive “coragem” de voltar ao meio acadêmico. Todos me perguntavam e ainda perguntam: você já trabalha com crianças e livro, não está bom? Sim, Maravilhoso! Formar leitores, estar em contato com as crianças e com toda comunidade escolar, fazer tapetes de leitura, rodas de leitura, empréstimos de livros, parcerias com os professores me faz sentir que de certa forma estou contribuindo para um mundo melhor, mas a Biblioteconomia? É Tudo isso e muito mais, é enxergar diante do caos em que vivemos que a informação precisa ser trabalhada, que a organização reflete a criticidade de quem organiza a informação e para quem se organiza, e eu na Sala de Leitura procuro fazer da minha prática um reflexo do que aprendi e aprendo cada dia nessa pretensão de um dia ser uma bibliotecária.

No momento estou lendo Mulheres que correm com os Lobos, além das leituras diárias de Literatura Infantil para as crianças.

Sou mãe de três filhos e filha única de pais bem idosos que sempre me incentivaram a estudar e a ler. 




BIBLIOTECÁRIOS QUE PASSARAM POR AQUI:


Regiane Cristina Silva trabalhou quatro anos na Sala de Leitura Polo da Escola Municipal França, no bairro de Piedade e em junho de 2015 assumiu o cargo de bibliotecária na UNIRIO, onde se formou!




"Nasci numa cidade pequena e aconchegante, no interior de São Paulo, chamada Salto. Apesar de morar no Rio de Janeiro desde criança, procuro manter um contato constante com a minha cidade natal. Inclusive, os meus parentes são da "Terra da garoa" e nas férias sempre dou uma passadinha por lá! Eu amo desfrutar das maravilhas ofertadas nos museus e nas bibliotecas. 

Outra paixão é conhecer pontos turísticos. Nos finais de semana, curto um bom teatro ou cinema e nas manhãs ensolaradas, nada melhor que uma praia!

Por ser amante da leitura, aprecio obras de vários autores nacionais e estrangeiros. Os clássicos são os meus preferidos! Contudo, não dispenso obras de literatura infanto juvenil porque têm muita coisa boa em poucas páginas!

Eu me formei em Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no ano de 2005. 

Diferente das bibliotecas, na Sala de Leitura, o bibliotecário trabalha em equipe com professores. Formamos um só corpo, mas cada um na sua própria especialidade. O que considero uma ótima parceria! 


O nosso objetivo é a formação de leitores e por este motivo, além dos empréstimos de obras do acervo, desenvolvemos atividades de contação de histórias, rodas de leitura, rodas de conversa, círculo de leitura, projetos oriundos da Secretaria Municipal de Educação e da própria Unidade Escolar, entre outros.

Eu sempre tive um contato muito grande com crianças e adolescentes (irmãos mais novos, filhos de vizinhos, crianças da igreja onde congrego, etc.) e estar em uma escola com alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental é um grande prazer!

Na escola, encontrei leitores em sua fase inicial de vida literária e aproveitei a oportunidade para formar novos 'ratinhos de biblioteca'!"



Kátia Menezes Soares é graduada em Biblioteconomia e Documentação, pela Universidade Federal Fluminense em 12/2007.

Prestou concurso para a PCRJ em 2008 e tomou posse em 19/01/2011, ficando em primeira locação na E M Bahia, em Bonsucesso. Trabalhou lá até 05/2011.

Depois ficou licenciada até 2013, por motivo de saúde, e retornou ao trabalho em 16/09/2013, para a 2ª CRE, no Ginásio Experimental Carioca Orsina da Fonseca, para atuar na Sala de Leitura. Depois, integrou a equipe da BEM de Copacabana - Carlos Drummond de Andrade.

Na escola foi responsável pela organização, controle e acessibilidade do acervo da Sala de Leitura e apoio à Professora responsável disponibilizando o material necessário para a realização dos projetos pedagógicos, estatísticas de acesso e o que mais se relacionava ao acervo.

Desenvolveu, no ano de 2014, planilhas de controle de empréstimos por alunos e por turma, o que propiciava no final do ano uma visão do que leram e em que quantidade. Elaborando assim planilhas de estatística e possibilitando a avaliação dos estilos preferidos dos alunos, pudemos programar novas aquisições e projetos de incentivo à Leitura. 

Também auxiliou na preservação do espaço externo à Sala de Leitura que consiste em jardim e pomar.




Nadir, Bibliotecária do Ano de 2013
Nadir Lúcia Santos Carvalho, Bibliotecária formada em 1976 pela extinta FEFIERJ, atual UNIRIO. 

"Comecei a atuar nesta área em 1977, no Centro de Documentação da também extinta Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Saindo de lá em dezembro de 1981 para trabalhar próximo a minha residência em Bangu, como Chefe da Biblioteca Popular de Bangu, que até então não existia. Até abril/17 estava responsável pela mesma, como subgerente da Biblioteca Escolar Municipal de Bangu/Cruz e Souza. Lá se vão mais de 30 anos! 

O meu conhecimento com a Biblioteconomia aconteceu quando eu ainda estudava no Ginásio Estadual Daltro Santos. Como gostava de ler, frequentava uma rudimentar sala onde os livros ficavam empilhados sob a responsabilidade de uma funcionária. Quase ninguém aparecia por lá. Depois descobri a Biblioteca Volante, que quinzenalmente atendia aos usuários na Praça da Fé, em Bangu. Logo fiz amizade com responsável o meu falecido amigo Gustavo, que incentivou-me a fazer o curso de Biblioteconomia,  que até então nunca tinha ouvido falar. 

Terminei o "ginásio", e formei-me em professora primária em 1968, Escola Normal Sara Kubitschek. Comecei a trabalhar no ano seguinte numa escola em Augusto Vasconcelos e de lá fui dar aula na Escola Municipal Pedro Moacyr em Padre Miguel. 

Nesse período prestei vestibular para FEFIERJ e em três anos formei-me como Bacharel em Biblioteconomia e Documentação em 1976. Ainda ministrava aulas quando surgiu um convite para trabalhar como bibliotecária no Centro de Documentação. Foi a minha realização, trabalhar no que eu gostava, além de dar aula! O tempo passou e como na Escola onde dava aula a noite, precisavam de uma professora de Biologia, resolvi fazer a Faculdade de Ciências Físicas e Biológicas na Faculdade Souza Marques, formando-me em 1983. Fiquei dando aula à noite até 1994, quando pedi  aposentadoria e fiquei dedicando-me exclusivamente a Biblioteca de Bangu. 


Enfim, esta é a minha trajetória! Amo o que faço, pois só com amor e dedicação vamos superando todos os obstáculos que  aparecem".


(Hoje a Nadir está atuando na Secretaria Municipal de Cultura como Gerente de Bibliotecas.)



Cilene Alves de Oliveira, professora da SME desde 1988 e bibliotecária desde que nasceu. O "canudo" recebeu da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2008. Tem a Biblioteconomia na alma, mente, coração e pele.

Seu primeiro emprego foi na Biblioteca Infantil Manoel Lino Costa e desde então seu trabalho gira em torno dos temas Livro/Leitura/Biblioteca. Fez parte do Grupo de Trabalho do Plano Municipal do Livro, leitura e Bibliotecas, do Grupo de Pesquisa em Bibliotecas Públicas e da Comissão de Biblioteca Escolar do Conselho Regional de Biblioteconomia - 7ª região.

Biblioteconomia à flor da pele! :)
Trabalhou na Gerência de Mídia-EDucação da SME organizando as reuniões mensais com os biblitecários sobre assuntos administrativos, técnicos ou de mediação de Leitura e 'blogando' por aqui, organizando a programação mensal das BEM. Além disto, estava sempre à procura de novos parceiros para as Bibliotecas Escolares Municipais.

Hoje, Cilene Oliveira está como Gerente da Biblioteca Popular do Rio Comprido Annita Porto Martins, da Secretaria Municipal de Cultura.

Você conhece algum bibliotecário que trabalha na rede?
Deixe aqui seu comentário, dizendo o nome/local de trabalho.

Postado por Cilene Oliveira
Atualizado em dez/17